top of page

REFERÊNCIA:

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf >. Acesso em: 05 mai. 2017.

A GINÁSTICA NA BNCC

Fonte: BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. (p.185, 2017)

Fonte: BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. (p.187, 2017)

Apresentaremos a seguir os objetos de conhecimento e habilidades

presentes na BNCC referente a prática corporal ginástica,

que nos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º a 5º ano) é contemplado pela Ginástica Geral:

Sabemos que as ginásticas formam um grupo amplo de práticas corporais, desta forma, a BNCC adotou uma classificação especifica para abordar este conteúdo nos diversos anos de escolarização. Sendo assim, a ginástica pode ser encontrada dividida em 3 grupos:

 

1) Ginásticas Geral;
2) Ginásticas de Condicionamento Físico;
3) Ginásticas de Conscientização Corporal.

* As Ginásticas Competitivas (Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, etc.) foram consideradas como práticas esportivas, sendo assim, agrupadas aos esportes, junto com outras modalidades técnico-combinatórias.

De acordo com a classificação dos esportes proposto por González (2004).

Para saber mais: http://www.efdeportes.com/efd71/esportes.htm

Professor, para os anos iniciais do Ensino Fundamental, a ginástica abordada é a Ginástica Geral.

 

 

 

A Ginástica Geral ou também como é conhecida Ginástica de Demonstração (GD) ou Ginástica Para Todos (GPT) tem como principais características a demonstração e a não competitividade. Além disso, é composta por um número indeterminado de participantes, pode ser realizada com ou sem aparelhos, independentemente da idade e gênero, o que caracteriza muito bem o ambiente escolar e sua heterogeneidade.

 

Segundo a BNCC (BRASIL, 2017, p. 175):

 

A ginástica geral, também conhecida como ginástica para todos, reúne as práticas corporais que têm como elemento organizador a exploração das possibilidades acrobáticas e expressivas do corpo, a interação social, o compartilhamento do aprendizado e a não competitividade. Podem ser constituídas de exercícios no solo, no ar (saltos), em aparelhos (trapézio, corda, fita elástica), de maneira individual ou coletiva, e combinam um conjunto bem variado de piruetas rolamentos, paradas de mão, pontes, pirâmides humanas etc. Integram também essa prática os denominados jogos de malabar ou malabarismo.

Podemos observar que a ginástica geral é uma prática corporal que contempla todos os movimentos presentes nas diferentes ginásticas. Além disso, pode englobar outros elementos da cultura corporal de movimento, como a dança, as atividades circenses, entre outros.

Devemos ressaltar que esta prática considera as características dos indivíduos que estão a praticando, encorajando as particularidades de cada um, contribuindo para a integração social dos participantes.

Sua manifestação pode ser visualizada através das coreografias (demonstrações), que diferencia-se da dança, pela necessidade de possuir os movimentos ginásticos, o que caracteriza esta prática corporal.

Professor, é importante entender que na BNCC, a organização dos objetos de conhecimento da ginástica se dá com base na diversidade dessas práticas e nas suas características, sendo assim, podemos considerar:

Para o 1º ciclo, os elementos básicos da ginástica;

No 2º ciclo, a combinação desses elementos;
 

bottom of page